3 fortes dicas para se livrar do tabagismo

Parar de fumar, pode até ser um desejo de quem é viciado, mas também é um enorme desafio, principalmente porque o vício costuma estar associado a emoções que criam padrões de pensamentos negativos. Por exemplo, o tabagista fuma quando está ansioso porque condicionou o ato de fumar com o alívio da ansiedade ou pensa que acabará com o problema que causa a ansiedade.

O processo de parada de fumar é composto, basicamente, de três fases: preparação, retirada gradual e manutenção. Nesse ponto, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma grande aliada se você deseja abandonar de vez o cigarro, porque mais do que te ajudar a compreender o vício, é capaz de mudar o pensamento por trás comportamento do tabagista.

Como isso é possível?

No estágio de preparação, o paciente é instruído sobre os males causados pelo cigarro, sobre as etapas do tratamento e sobre o que esperar do processo de parada de fumar. Além disso, é feita uma avaliação do estado psicológico do paciente, do grau de dependência da nicotina e do seu estado motivacional para abandonar o cigarro. Esta avaliação é importante, pois permite traçar um plano de tratamento individualizado, adequado às necessidades de cada paciente, potencializando os resultados da terapia.

Mas vamos ao que interessa:

DICA 1: Perceba quais são os gatilhos que te fazem querer fumar. É o cafézinho? É a ansiedade? É a exposição a alguma situação estressante, uma reunião ou uma apresentação pública? Se você estiver consciente do que desperta sua necessidade, ficará mais fácil controlar.

DICA 2: Desenvolva e reforce bons hábitos, eles podem ser uma boa maneira de controlar o impulso. Vale exercícios físicos e mentais, caminhadas, meditação, relaxamento, etc. Existem dezenas de alternativas, sendo que várias podem se encaixar no modo de vida do tabagista.

DICA 3: Você merece recompensas! Para cada dia sem cigarro (ou mesmo à medida que diminuir) se autorrecompense. Não precisa ser nada comprado, pode ser um tempinho a mais vendo a série que gosta, um passeio na cidade que quer fazer há tempos…, enfim, qualquer coisa serve.

Pronto para largar de vez o cigarro?

Aproveite que é o Dia Nacional do Combate Fumo e comece!

11 thoughts on “3 fortes dicas para se livrar do tabagismo

  1. minecraft download pc

    Definitely believe that which you said. Your favorite reason seemed to be on the web the easiest thing to
    be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people
    consider worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect
    , people can take a signal. Will probably be back to get more.
    Thanks

Deixe uma resposta