Amo alguém com transtorno mental. Vamos falar sobre isso?

Sabemos que você chegou até aqui esperando uma resposta pronta para essa questão, mas ela não existe. É preciso ter em mente que cada pessoa é única e tudo dependerá das circunstâncias e do transtorno que essa pessoa porta.

Em todo caso é preciso encontrar o meio termo entre dar o suporte necessário para que a pessoa que você ama se sinta acolhida e respeitada, e não abrir mão da sua própria saúde mental. Se relacionar é um desafio em qualquer situação, mas nesses casos, tudo é ainda mais delicado.

O HuffPost publicou uma lista com 11 coisas que quem ama alguém com transtornos mentais deveria saber, e nós selecionamos algumas delas para você (mas caso queira ler tudo, é só acessar o link).

Um transtorno mental não é algo que é possível simplesmente “superar”.

Leva tempo, tratamento e aceitação lidar com um problema mental. Um transtorno mental se desenvolve no cérebro, e isso é algo complexo. Não está “tudo na sua cabeça” nem é um problema que ele pode “fazer desaparecer” (embora, ele deseje muito que isso aconteça).

A mudança repentina de humor não é por sua causa.

Pode parecer que ela esteja chateada com você, mas saiba que não é nada pessoal. Muitos problemas mentais são caracterizados por mudanças de humor, inclusive por sentimentos de raiva, depressão e mania.

Dá para controlar…

Com terapia, medicação, exercício, grupos de apoio… a lista é infinita. No entanto, é importante lembrar que o tratamento não é de “tamanho único” então, o que dá certo para o primo do seu colega de trabalho pode não funcionar para ela. E isso é OK.

…Mas às vezes ela não vai sentir mais vontade de lutar.

E isso pode parecer o fim do mundo. Os especialistas recomendam incentivar a pessoa a ir ao compromisso ou fazer o que for necessário no seu processo de tratamento. Não desista dela nos dias em que ela desiste de si.

Agora vamos às nossas dicas:

A melhor coisa que você pode fazer por você, pela pessoa que você ama e pelo relacionamento que vocês têm (ou desejam ter) é procurar ajuda especializada.

Mesmo que seu/sua parceiro/a esteja medicado e faça acompanhamento psicológico, se incluir nesse processo pode fazer toda a diferença para vocês. Isso porque não importa o quanto você ame alguém ou o quanto você queira proteger essa pessoa, você não será capaz de sentir como ela se sente ou de protegê-la de si mesma, seus pensamentos e seu transtorno.

Quando amamos alguém, tendemos a querer livrar essa pessoa de todo o mal que existe no mundo e poupá-la dos problemas e das dificuldades. No entanto, se isso é impossível em qualquer circunstância, quando se trata de um transtorno psicológico, tentar “livrar” a pessoa do problema pode parecer invasivo e desrespeitoso. Isso porque, como na lista anterior, não se trata de algo voluntário, que se possa superar apenas com “força de vontade”.

Em resumo, o que pretendemos deixar como mensagem aqui é que respeitar o problema é tão importante quanto respeitar a pessoa.

Com amor, respeito e conhecimento, superar os desafios da relação fica mais fácil.

20 thoughts on “Amo alguém com transtorno mental. Vamos falar sobre isso?

  1. Sharonreemo

    Incredible update of captchas solution package “XRumer 16.0 + XEvil”:
    captchas breaking of Google (ReCaptcha-2 and ReCaptcha-3), Facebook, BitFinex, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another types of captcha,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can use XEvil 4.0 with any most popular SEO/SMM software: iMacros, XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other software.

    Interested? You can find a lot of demo videos about XEvil in YouTube.

    Free XEvil Demo available.

    Good luck!

  2. minecraft free

    Just want to say your article is as astounding. The clarity in your post is just
    excellent and that i could think you’re a professional on this subject.
    Fine along with your permission let me to grasp your feed to stay updated with coming near near post.
    Thanks a million and please carry on the enjoyable work.

  3. minecraft pc download

    Just wish to say your article is as astounding. The clearness in your put up is simply spectacular and that i could assume
    you are an expert on this subject. Fine with your permission let me
    to seize your RSS feed to keep up to date with coming near near
    post. Thank you one million and please carry on the gratifying work.

Deixe uma resposta