Café pode prevenir Mal de Parkinson

Ele já faz parte da rotina da maioria de nós. Tem quem não dispense um bom café antes de começar o dia, ou uns bons goles para manter o ritmo durante ele.

Estimasse que aproximadamente 500 bilhões de xícaras de café são consumidas em todo o mundo a cada ano. Se você está nesse time dos que não vivem sem um bom cafézinho e contribui para essa estatística, saiba que pesquisas indicam que substancias presentes no grão podem proteger seu cérebro.

Um novo estudo sugere que beber café pode protegê-lo contra o desenvolvimento da doença de Alzheimer e Parkinson. E, segundo os dados obtidos na pesquisa inicial, não importa se você prefere o descafeinado, eles parecem desempenhar o mesmo papel protetivo.

Me você está se perguntando como e por quê, há outra pesquisa que responde. Essa foi desenvolvida por pesquisadores estadunidenses em New Jersey e mostra que os grandes responsáveis parecem ser dois componentes do café: a cafeína e um derivado de ácido graxo do neurotransmissor serotonina, chamado EHT (Eicosanoil-5-hidroxitriptamida).

O estudo sugere que, quando combinadas, essas substâncias podem retardar ou interromper a progressão dessas doenças. Essa descoberta é significativa, já que os tratamentos atuais abordam apenas os sintomas da doença de Parkinson, mas não protegem contra a degeneração cerebral.

O que ambas pesquisas sugerem é que existem componentes dentro do café que são benéficos para afastar o declínio cognitivo. Mas, para que você que está lendo até aqui, saiba que, apesar de MUITO interessante, nenhuma delas sugere que o café é uma cura, ok?

O que elas indicam são novas possibilidades de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e remédios que protejam o cérebro contra a projeção dessas doenças degenerativas cerebrais.

O primeiro passo é entender as potencialidades de tais compostos, visto que o EHT, por exemplo, é encontrado em vários tipos de café, mas a quantidade varia. Por isso, é importante que a quantidade e a proporção apropriadas sejam determinadas para que as pessoas não se enchem de cafeína, já que isso pode ter consequências negativas para a saúde.

Hoje é Dia Nacional do parkinsoniano e dia 11, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Uma semana para falar sobre o assunto e desvendar novos mistérios sobre como o nosso cérebro funciona.

Fontes: Mancini, et al. Phenylindanes in Brewed Coffee Inhibit Amyloid-Beta and Tau Aggregation. Frontiers in Neuroscience, 2018; 12 DOI: 10.3389/fnins.2018.00735

Yan, et al. Synergistic neuroprotection by coffee components eicosanoyl-5-hydroxytryptamide and caffeine in models of Parkinson’s disease and DLB. Proceedings of the National Academy of Sciences, 2018; 201813365 DOI: 10.1073/pnas.1813365115

9 thoughts on “Café pode prevenir Mal de Parkinson

  1. g

    I know this if off topic but I’m looking into
    starting my own blog and was curious what all is needed to get setup?

    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?

    I’m not very web smart so I’m not 100% positive. Any tips or advice would be greatly appreciated.
    Many thanks

Deixe uma resposta