Como a terapia ajuda na dependência química: 8 passos

Que isso é problema todo mundo já sabe! Agora vamos falar um pouco sobre soluções.

Quando falamos em solução para uma doença, como é o caso da dependência química (seja para drogas lícitas ou ilícitas), já pensamos em remédio. Mas a solução terapêutica é estar em tratamento multiprofissional, conseguir reconhecer que é dependente e que precisa de ajuda.

Como a terapia ajuda nesse processo? Aqui vão 8 passos importantes para o usuário que está em busca de superação:

  1. Primeiramente, receber orientações sobre efeitos de determinadas drogas na nossa mente, como ocorre a dependência.
  2. Estabelecer uma boa aliança com um profissional que se sinta a vontade de falar sobre qualquer assunto de si mesmo e relacionado a dependência química.
  3. Expor – com franqueza – as atitudes, sentimentos, pensamentos relacionados às drogas que consome.
  4. Se questionar sobre a influência do seu ciclo social na manutenção de seu vício, por exemplo, passar a noite em um bar te ajuda ou atrapalha?
  5. Identificar o que as drogas lhe proporciona: alegria, animação, euforia, depressão, alívio, calma. Qual sensação?
  6. Conhecer quais maneiras se pode enfrentar a dependência química: pela técnica de Redução de Danos (em que você toma medidas para DIMINUIR danos a sua saúde física, psíquica e social), ou mesmo abstinência total (o corte absoluto e imediato da substância química abusiva).
  7. Lidar com a recaída de forma flexível, sem fazer uso disso para a manutenção do vício. Por exemplo: “eu não consigo mesmo, viu? vou continuar a usar”
  8. Entender como o fenômeno da recompensa psicológica funciona também para as drogas. Quer dizer, entenda que comemos pelo prazer de sentir o sabor e assim proporcionar a nossa sobrevivência, fazermos sexo pelo prazer que dará garantindo assim a perpetuação de nossa espécie, e da mesma forma funciona com as drogas, visto que as experiências positivas com a droga faz com que o usuário repita o consumo naquela busca das sensações obtidas anteriormente.

Busque motivação para viver uma vida plena e saudável consigo mesmo e junto daqueles que te rodeiam! Estamos aqui para te ajudar. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *