fbpx

Como lidar com a perda de um ente querido.

Se faz grande saber que desfrutar da presença de pessoas especiais na nossa vida, mesmo que por tempo breve, é muito bom e por isso sentimos saudades. Se sentimos saudade é porque temos boas recordações dos momentos que estivemos juntos.

A perda de um ente querido é uma das situações mais dolorosas vividas pelo ser humano, traz uma sensação de mal irreparável. É um processo que envolve sofrimento, medo, sentimento de culpa, vazio, que leva as pessoas muitas vezes ao isolamento, tristeza, perda de interesse pelas atividades costumeiras ou até mesmo excesso de envolvimento em atividades (fuga).

O tempo de luto depende de vários fatores, como as circunstâncias da perda, da personalidade do indivíduo, seu modo de lidar com situações de crise e de encarar a perda, sua religião, apoio social e familiar.

Uma situação dolorosa como o luto, pode fazer com que a pessoa descubra forças que antes ele não imaginava possuir, faz com que ele repense sua vida, seus valores, seus modos de lidar com outras pessoas e objetos materiais supérfluos e isso pode fazer com que ela cresça emocional e espiritualmente.

É importante no momento que a pessoa esta passando pelo luto, falar sobre sua perda e a forma como esta lidando com essa dor, procurar não se isolar, enfrentar o sentimento de culpa, evitar realizar grandes mudanças ou tomar decisões muito difíceis, procurar readaptar-se a nova vida que emerge agora sem aquela pessoa por perto, evitando sentir-se culpado por estar bem. Dias como o dia de finados e natal,  a falta da pessoa se faz mais presente, é comum que esteja mais triste, isolado, por isso é importante que passe junto com amigos e familiares queridos e sempre que for falar da pessoa que se foi buscar lembrar dos bons momentos que desfrutaram juntos.

Procure ajuda profissional sempre que julgar necessário. Um profissional da área vai te ajudar a compreender essa perda, você vai poder dividir suas angústias, seu sofrimento, sua revolta e com isso trata-las de modo que o período de luto se torne menos doloroso.

Dantieli Freitas

About Dantieli Freitas

Dantieli Freitas é formado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia fez residência médica em psiquiatria também na Universidade Federal de Uberlândia. É membro da Associação Brasileira de Psiquiatria. Atua na Pleni dedicando-se à psiquiatria geral de adultos.

14 thoughts on “Como lidar com a perda de um ente querido.

  1. Pingback: in vitro intestinal permeability

  2. Pingback: Foundation-repair.info

  3. Pingback: carpet cleaning hemel hempstead

  4. Pingback: Pharmacokinetic Screening services contract research

  5. Pingback: Free Teen Chat

  6. Pingback: PK Study

  7. Pingback: 學生

  8. Pingback: Schablonen für Oberfräse

  9. Pingback: cheap web hosting

  10. Pingback: student housing weber state

  11. Pingback: Ottawa new construction

  12. Pingback: Top online Casinos in New Zealand with No Deposit Bonus

  13. Pingback: 배터리게임|배터리게임주소|바둑이사이트

  14. Pingback: GVK bio sciences

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *