Como lidar com as alterações de humor na gravidez

Nesse período, o aspecto emocional oscila muito e muitas gestantes acabam não se reconhecendo. Os hormônios têm lá sua parcela de culpa. Nos nove meses da gravidez, eles oscilam tanto que acabam afetando o comportamento feminino e a percepção da própria imagem.

Mas esse pode ser um período particularmente delicado para aquelas mulheres diagnosticadas com transtorno bipolar e/ou depressão previamente à gravidez, já que demanda planejamento familiar, tanto para o tratamento das condições psiquiátricas, quanto para o desenvolvimento saudável do embrião.

Apesar desses detalhes que envolvem o planejamento, muitas mulheres descrevem a gravidez como um período de relativo bem-estar mental, relatando humor mais estável, além de uma sensação de maior força e calma do que o habitual. Segundo publicação da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, a gravidez parece ter um papel protetor no desencadear de sintomas psiquiátricos.

Contudo, existe sempre o risco do aparecimento de uma crise depressiva, ou com menor frequência um episódio maníaco, principalmente se a medicação estabilizadora de humor tiver sido interrompida. As estatísticas (divulgadas na mesma publicação) revelam que cerca de 10% das mulheres grávidas podem apresentar sintomas depressivos de leve a moderado.

É por isso que a mulher precisa ser adequadamente acompanhada e tratada, não só durante a gestação, mas também no período de amamentação. Principalmente porque o período após o parto é de maior risco para a ocorrência de episódios das doenças do humor, como a conhecida depressão pós-parto.

Vale lembrar que nenhum destes transtornos é uma contraindicação para engravidar, desde que a mulher tenha o devido acompanhamento de seu psiquiatra e ginecologista e obstetra.

Fonte: ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS DOENTES DEPRESSIVOS E BIPOLARES.

25 thoughts on “Como lidar com as alterações de humor na gravidez

  1. gamefly

    Good day very cool site!! Man .. Excellent ..
    Wonderful .. I will bookmark your blog and take the feeds
    additionally? I am glad to search out so many helpful info here in the put up, we’d
    like develop more techniques in this regard, thank you for sharing.
    . . . . .

  2. Moss

    15082 986509Satisfying posting. It would appear that plenty of the stages are depending upon the originality aspect. Its a funny thing about life should you refuse to accept anything but the best, you extremely often get it. by W. Somerset Maugham.. 562808

  3. gamefly free trial

    You actually make it appear so easy together with your presentation but I
    in finding this matter to be actually one thing which I feel I might by no means understand.

    It kind of feels too complex and extremely large for me.
    I am taking a look forward in your next publish, I’ll try to get the hold of it!

Deixe uma resposta