Como Namorar sua Esposa

Tb Infelizmente, ao longo do caminho de um casamento as rotinas e os papeis de pais jogam para um cantinho escuro o papel de namorados. Parece quase impossível uma noite que não envolva conversar sobre os filhos, tarefas, logísticas e reclamações.

É muito frequente escutarmos casais reclamando que queriam aquele sentimento “pré-casamento” em que os encontros eram fáceis e divertidos, uma opção agradável aos estresses do dia a dia.

Não acha que ter uma “noite do casal” seja importante? Pense bem!

Existe uma conexão forte entre a intimidade existente em um casal e o bem estar individual em cada um dos cônjuges. Ter um relacionamento forte tem o mesmo impacto em sua saúde que realizar exercícios físicos regularmente. O contrário também é verdadeiro. Um relacionamento distante e com pouca intimidade eleva gigantescamente a chance de doenças físicas e mentais e arrasta a qualidade de vida para o chão.

Ter uma “noite do casal” não é só divertido, mas protege seu casamento de deteriorar e pode manter você e sua esposa mais felizes, saudáveis e hábeis  de lidar com os estresses do dia a dia.

6 DICAS para a “Noite do Casal”
1. Faça um evento viável

Não permita que essa atividade regular seja algo financeiramente destrutivo. Decida o quanto vão dispor para essas atividades semanais (de preferência). Nesse sentido diversos encontros mais baratos mensais fazem mais pro casamento que grandes viagens anuais. Pode ser que você não vai conseguir ir em um restaurante chique toda semana, mas um sorvete no final da tarde e um piquenique no parque seria possível ( e divertido)

2. Decidam juntos quando e a frequência do dia de vocês

Decidam que dia da semana ou do mês será o de vocês e acrescente isso nos seus calendários. Faça disso algo interessante, diferente e aguardado pelo casal. Lembrando que essa “noite do casal” na verdade pode ser um almoço, um fim de tarde, uma manhã. Depois de agendado faça disso uma prioridade máxima, e não deixe que coisas da rotina ou do trabalho estraguem o dia de vocês.

3. Decida quem está responsável pelo encontro do casal

Nesse ponto vale a pena alternar entre vocês. O responsável pode ficar responsável de comprar as coisas se for um encontro em casal, ou decidir detalhes de onde vocês vão e o que vão fazer. Se for em casa, o responsável escolhe as músicas, desliga a TV (muito importante) e arruma alguma coisa legal para que vocês façam juntos (cozinhar juntos? Jogar um jogo? Pedir fora?). A ideia é criar um momento onde vocês possam conversar, relaxar, e demonstrar amor e suporte um ao outro)

4. Se esforce para se preparar para o encontro

É um encontro, então se prepare para um, ok? Esse não é o dia da sua esposa te ver usando a camisa do seu time favorito, ou pra ficar de qualquer jeito. Invista na sua aparência, no seu perfume e na sua apresentação nesse dia. De preferência fique pronto mais cedo que sua esposa e tome conta do cachorro, das crianças e das pequenas coisas que são necessárias para sair enquanto ela se apronta. E segure essa língua para não reclamar que ela está demorando! Afinal o encontro tem a ver com relaxamento, e não com deixar sua esposa ansiosa… Você vai notar o quanto essas coisas pequenas deixaram o clima mais suave no encontro de vocês.

5. Desligue seu celular durante o encontro de vocês

A não ser na hora que o garçom for tirar uma foto de vocês, DESLIGUE O MALDITO CELULAR durante seu encontro. Se você está MUITO preocupado com as crianças, coloque seu celular no NÃO PERTUBE e permita apenas as chamadas da babá/vovó/cuidadora chamarem. Faça o convite para que sua esposa faça o mesmo, e esqueça as redes sociais. Isso fará toda a diferença na noite de vocês.

6. Tome cuidado com os temas conversados

Ok, isso pode parecer meio artificial, mas é muito importante. Você não quer que seu encontro do casal seja sobre seus filhos, quer? (espero que não). Mas quando não temos o hábito de desligar a gente acaba voltando pros mesmos assuntos de casa, rotina etc. Vigie para que você não retorne pros mesmos assuntos de sempre, faça desse dia um dia de conversas sobre assuntos diferentes. Isso pode parecer artificial no começo mas com o tempo as coisas ficarão mais naturais. Se quiser algumas ideias interessantes deixo abaixo algumas sugestões:

Não se engane: como tudo na vida, um bom casamento exige esforço e dedicação. Faça da sua esposa uma prioridade e eu te prometo que isso deixará sua vida (e a dela!) muito mais feliz.

Aqui algumas sugestões de conversas interessantes que vocês podem ter.

  1. Se você pudesse escolher um acontecimento inesquecível de nosso casamento, qual seria?
  2. O que eu faço que lhe faz sentir mais amado(a)?
  3. Quais as qualidades que você vê em mim?
  4. Quais são os valores que queremos incutir em nossa vida e queremos passar aos nossos filhos?
  5. Em sua opinião, o que faz um grande pai (ou mãe)?
  6. Conte-me um de seus sonhos.
  7. Qual atividade que você gosta mais de fazer em família?
  8. Qual é sua mais antiga memória quando criança?
  9. Se você pudesse se transportar no tempo, para qual época gostaria de voltar ou ir em frente?
  10. Se você tivesse dinheiro suficiente, qual lugar do mundo gostaria de conhecer?
  11. Qual foi sua parte favorita do dia de nosso casamento?
  12. Se você pudesse mudar de carreira agora, qual escolheria?
  13. Como você se imagina daqui a cinco anos?
  14. Qual sua memória favorita do nosso primeiro encontro? E do nosso primeiro beijo?
  15. Teremos 3 horas a sós quando as crianças estiverem naquela atividade, o que você gostaria de fazer?
  16. Quando você descobriu que você me ama?
  17. Em sua opinião, quando foi que nos divertimos mais juntos?
  18. Diga 5 coisas que lhe fizeram atraído(a) por mim antes de nos casarmos.
  19. Conte-me uma de nossas memórias mais românticas que você nunca esquece.
  20. Qual foi o momento em que se sentiu mais próximo(a) de mim?
  21. Se as paredes falassem, o que as nossas diriam?
  22. Como poderei ajudá-lo(a) da melhor forma nos próximos 30 dias?
  23. Se você pudesse mudar qualquer coisa em mim, o que seria?
  24. O que você acha que eu poderia melhorar nos próximos 12 meses?
  25. Qual amizade mais lhe influenciou na vida, e por quê?
  26. O que nos traz mais estresse hoje em dia e como podemos melhorar isso?
  27. Como você descreveria um dia ideal? E um final de semana ideal?
  28. O que podemos melhorar na educação de nossos filhos?
  29. O que você acha mais romântico e gostaria de fazer comigo?
Rodrigo Scalia

About Rodrigo Scalia

Formado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia. Residência em psiquiatria pela Universidade Federal de Uberlandia, mestrando do Programa de ciências da saúde da Universidade Federal de Uberlândia. Pós graduação em Terapia de familia e casal pelo Instituto de terapia familiar do triângulo

8 thoughts on “Como Namorar sua Esposa

  1. Pingback: Get your documents written perfectly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *