Como vai a saúde mental dos médicos?

Sempre enfatizamos a importância do equilíbrio entre corpo e mente. Mas, muitas vezes, esquecemos que médicos, apesar de cuidadores, também podem se tornar pacientes.

Isso é particularmente grave quando se trata de saúde mental, já que pesquisas indicam que a saúde mental de médicos pode ser diretamente impactada pela própria profissão.

Isso acontece antes mesmo de se graduar. Entenda:

Durante um estudo desenvolvido na Universidade de Michigan, uma pesquisadora brasileira, inclusive, observou que a condição psicológica dos médicos depende do programa de residência frequentado no primeiro ano de treinamento médico.

Segundo os dados obtidos para a pesquisa, foi possível perceber que entre os fatores que predispõem aos maiores índices de depressão, encontrou: programas de residência em medicina interna; com horas de trabalho mais longas; com menor retorno do corpo docente e experiências de rotação de treinamento de pacientes internados menos valiosas. O mesmo foi observado com os programas que formam médicos para seguir carreiras focadas em pesquisa.

Em todos esses casos notou-se maior predisposição a sintomas depressivos. Um dado que preocupa, já que, como sabemos, a depressão é uma doença mental incapacitante e que prejudica diversos âmbitos da vida pessoal, profissional e afetiva das pessoas acometidas.

Diante disso, a conclusão que fica é que precisamos ter atenção com a saúde de quem cuida, afinal, o objetivo de todos é, no fim das contas, se manter saudável.

Para isso, talvez seja necessário repensar as cobranças que circundam a formação e o exercer da profissão, bem como fornecer a esses profissionais assistência psicológica para que possam cumprir a sua missão: promover saúde.

Fonte: Writing in the journal Academic Medicine.

8 thoughts on “Como vai a saúde mental dos médicos?

  1. gamefly free trial

    I do consider all the ideas you have introduced to
    your post. They’re very convincing and will certainly work.
    Still, the posts are too quick for newbies. May just you please prolong
    them a little from next time? Thank you for the post.

    Reply
  2. minecraft for free

    This is really interesting, You’re a very skilled blogger.
    I have joined your rss feed and stay up for in search of more of
    your great post. Also, I have shared your web site in my
    social networks

    Reply
  3. g

    It’s difficult to find educated people about this topic, however, you seem like you know what you’re talking about!

    Thanks

    Reply
  4. g

    Hi, i feel that i saw you visited my site thus i came to return the want?.I’m attempting to in finding issues to enhance my website!I suppose its adequate to use a few of your
    ideas!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *