O mindfulness mais próximo de todos!

Estudo, comprovação da eficácia, aplicação. Fico feliz em ver que depois de anos, principalmente, nas últimas quatro décadas de crescimento acadêmico e científico, o Mindfulness está cada dia mais presente nos consultórios.
Tive a alegria de constatar essa afirmação durante o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, no fim de outubro. O Mindfulness é sim uma realidade para saúde e treinamentos da mente.
Nesse contexto, entendo que percorri o caminho certo em acreditar e defender a experiência da atenção plena como condutora à uma vida mais equilibrada e na constante busca do desenvolvimento pessoal.
Não há uma palavra em português para traduzir Mindfulness. Mas tento explicar na prática: trata-se da experiência, uma conexão com aquilo que se vive no exato momento com abertura e compreensão que se este instante é único e nunca se repetirá. Por isso, atenção plena se encaixa como a tradução livre.
Afinal, cada experiência será repetida, mesmo que a situação ou circunstância se repita. A contemplação do nascer do sol nunca é igual, nem você, nem o sol. Mesmo que você se entregue à chegada do astro ao horizonte todos os dias da sua vida. E a ideia de que já se experimentou determinado instante, deixa as coisas sem graça e com uma conotação trivial. Uma visão errada.
Outro ponto do Mindfulness é que a nossa consciência não tem a capacidade de perceber duas coisas ao mesmo tempo. Mesmo que você tenha a sensação que compreende tudo o que acontece ao seu redor. Mas a proposta de Mindfulness, vai além de uma leitura detalhada daquele instante.
É a entrega total e foco a um objeto específico. Mesmo que na prática, depois de muito treino e exercícios sistemáticos, não se alcance o estado de dissolução, que seria a unificação entre você e a objeto focado, é possível se aproximar dessa sensação. Mas, sentimentos como gratidão, contentamento, bem-estar e tantos outros trazem a indivíduo algo muito recompensador, que repito, como crescimento pessoal é incalculável.
Os benefícios físicos e emocionais, o controle da ansiedade, o tratamento contra a depressão, contra o TOC, contra o transtorno afetivo bipolar, a luta frente ao sempre inimigo tabagismo e tantas outras aplicações ganham mais poder com o Mindfulness. E claro, o treinamento para uma alta performance mental.
Acostume-se com a palavra Mindfulness. Ela está cada dia mais perto de você.

Bruno Caetano

About Bruno Caetano

Dr Bruno Caetano Vieira - CRMMG: 35209 - Graduado em Medicina pela UFU - Residência Médica em Psiquiatria pela UFU - Membro Titular da ABP - Terapeuta Cognitivo-comportamental - Instrutor de Meditação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *