fbpx

O que é a psicanálise?

Você provavelmente já ouviu falar de Sigmund Freud e sua criação: a teoria da Psicanálise, mas sabe de fato do que se trata? É comum atrapalhar se com os termos, mas hoje vamos tentar esclarecer o que é (e o que não é) psicanálise. Primeiramente a psicanalise é uma teoria que procura explicar o funcionamento da mente humana, por outro lado, é um método de tratamento de diversos transtornos mentais. ,ou seja, é uma terapia, mas um extenso corpo teórico.

Primeiro vale lembrar que a psicanálise não é psicologia e/ou medicina, apesar de que um médico e/ou psicólogo podem ser psicanalistas. Mas não é exclusividade deles o exercício da psicanálise. Para ser psicanalista o profissional precisa fazer parte de uma instituição ou grupo psicanalítico e realizar curso de formação composta pelo tripé: estudo teórico, análise pessoal e supervisão clínica.

Para exercer seu trabalho, ele utiliza-se do método interpretativo como modo de investigação de conteúdos do inconsciente. Ou seja, busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de palavras ou produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos, ações e até sintomas corporais e comportamentais. O papel da análise é concentrar em trazer o conflito reprimido à consciência, de uma forma que o cliente possa lidar com isso. É através desse ato que esse cliente, desenvolve sentimentos de autonomia, segurança, autocompreensão e conhecimento de si mesmo, o que contribui para superar medos, traumas e diversos transtornos mentais.

Na atualidade, o psicanalista tem a função de acolher o vazio e o desamparo do sofredor contemporâneo, que tem nas chamadas patologias do ato, como as drogadições e as diversas compulsões, as perturbações psicossomáticas, transtornos de ansiedade e as depressões a comprovação de que a dor lhe aflige. Os laços sociais encontram se cada vez mais frágeis, sem espaço para o diálogo, deixando os indivíduos em um estado de grande vulnerabilidade. O sujeito da cultura atual vive sob o impacto da falta de um sentido para a vida e a dificuldade de construir projetos para o futuro, tais aspectos contribuem para aumentar ainda mais o sofrimento. Portanto, o psicanalista é convocado para auxiliar o homem da atualidade a dar voz para esse mal-estar em sua vida.

Há pessoas, ainda, que fazem analise com objetivo de se conhecer tanto emocional como intelectualmente. A psicanálise, portanto, ajuda cada indivíduo a se descobrir de maneira sincera e realista.
Resumindo,ela não deixa você desistir de você mesmo.

O desenvolvimento da autonomia de um indivíduo e de sua possibilidade de pensar livre e criativamente é o que pode trazer as maiores contribuições. Prova disso é que pesquisas, citadas nas publicações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e National Institute of Mental Health (Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA), têm apontado a combinação de psicofármacos e tratamento psicológico como uma das formas em que as pessoas mais se beneficiam quando carecem de intervenção para algum transtorno mental.

É importante ressaltar que cada profissional tem o seu papel e que cada pessoa deve levar em consideração o tratamento que mais se adequa às suas necessidades e possibilidades sem negligenciar recomendações médicas. Como já foi citado, os medicamentos são parte fundamental do tratamento de diversos transtornos.

Para decidir o que melhor se encaixa nas suas demandas, procure um profissional confiável!

Quer saber mais sobre qual profissional procurar? Aqui nós te explicamos o papel dos psicólogos e dos psiquiatras para facilitar a sua vida!

Fonte: Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada

One thought on “O que é a psicanálise?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *