Quando devo procurar um psicólogo? E um psiquiatra?

O tratamento da saúde mental ainda é visto com um olhar de desconfiança e receio por muitas pessoas que acreditam que assumir seus problemas e dificuldades significa demonstrar vulnerabilidade. Cogitar a consulta com um profissional então, nem pensar! Medicação e terapia é pra gente louca. Besteira!

O primeiro passo para acabarmos com esses preconceitos é esclarecer algumas dúvidas que ainda são comuns. A primeira pergunta que surge é “qual profissional devo procurar?”, então vamos te ajudar nisso.

Antes de mais nada, se você acredita que precisa de apoio psicológico ou que está enfrentando algum problema emocional/mental, procurar um profissional, qualquer que seja ele, deve ser sua prioridade. Independente da especialidade, médicos psiquiatras e psicólogos são capacitados para te aconselhar o melhor tratamento e, muitas vezes, aliar as duas coisas é ainda mais eficiente.

Agora vamos lá:

Esses dois profissionais realmente têm muito em comum, porque ambos são treinados para ajudá-lo a lidar com problemas de saúde mental, normalmente a partir da psicoterapia. O que mais os diferencia é a formação acadêmica, que se traduz em abordagens diferentes.

O psiquiatra, formado em medicina e com especialização em psiquiatria, vai focar nos comportamentos e emoções, mas também aos indícios fisiológicos e químicos da condição, que pode ser uma doença. Por isso exames clínicos e laboratoriais precisam ser realizados. Se esse for o caso, outro diferencial é que o psiquiatra pode receitar medicação. Essa geralmente é a distinção mais conhecida e temida, mas não há motivo, pois em alguns casos os transtornos podem ser causados apenas por uma deficiência nutricional, por ex.

Já o psicólogo, formado em psicologia, também se dedica ao estudo da mente e do comportamento humano e são treinados para dar testes de QI ou testes de personalidade, por exemplo. Por isso, muitas vezes, empresas e escolas trabalham com ajuda de psicólogos, que podem ajudar desde a escolha de um candidato a vaga de emprego a testes vocacionais para adolescentes. Existem diversas correntes de terapia, mas normalmente os psicólogos propõem um tratamento pela fala ou por algumas dinâmicas e exercícios para que o indivíduo se auto-observe e seja capaz de mudar seus padrões cognitivos e comportamentais que estão lhe atrapalhando o fluxo normal da vida.

Sabemos que na hora de encarar as próprias razões e emoções, nem tudo é tão simples assim. Então, se ainda ficou na dúvida, faça o teste a seguir:

Escolha com qual dessas situações você mais se identifica e te diremos o que é mais recomendado para você.

“Tenho me sentido triste, desanimado e desmotivado há algum tempo, sem nenhum motivo aparente. Tenho um relacionamento saudável, um trabalho que gosto, sem muitos motivos para me preocupar, mas mesmo assim não consigo me sentir bem”

Nesse caso, onde não parece haver nenhum fator externo que possa causar estresse, o mais recomendado é procurar um psiquiatra, que poderá realizar exames clínicos e checar se algum desequilíbrio químico está causado esse problema.

“Estou vivendo um momento estressante, as preocupações financeiras e familiares não me deixam relaxar. Quanto mais penso em toda a minha situação, mais complica ela parece ficar”

Aqui, as motivações parecem claras e podem ser resolvidas com base em métodos e terapias que vão ajudar a lidar e encarar os problemas com mais objetividade e clareza.

Novamente, busque ajuda e peça para ser avaliado de forma personalizada para encontrar o melhor profissional para o seu caso.
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do seu corpo, afinal já dizia o antigo ditado: mente sã, corpo são.
Não deixe que a falta de conhecimento e o preconceito te impeçam de estar plenamente saudável e equilibrado.

6 thoughts on “Quando devo procurar um psicólogo? E um psiquiatra?

  1. Pingback: Free UK Chat Rooms

  2. Pingback: O que é a psicanálise? | Psiquiatria em Uberlândia | Pleni

  3. Pingback: best horse riding game

  4. Pingback: Metabolism Studies

  5. Pingback: all in one exercise machine

  6. Pingback: Teen Chat Rooms

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *