Um segredo para cumprir suas resoluções de ano novo! Sabe qual é?

Cumprir com toda a lista de resoluções para o próximo ano acaba sempre sendo uma tarefa difícil. A empolgação e expectativa para que os próximos 365 dias sejam mais entusiasmados, produtivos e satisfatórios saem de cena quando a rotina se instala, e isso acaba dando espaço para frustração em muitas vidas.

Mas não precisa ser assim. Se você quer investir em algo que te ajude a manter o seu compromisso com as resoluções de ano novo, INVISTA NO SEU SONO!

Isso mesmo. Ainda que muita gente encare o sono como um luxo e ele não é, ou pelo menos, não deveria ser.

Cathy Goldstein, neurologista especialista em sono, após estudo, percebeu que dormir melhor pode ajudar nas resoluções mais comuns: manter uma alimentação mais saudável, fazer mais exercícios físicos e até mesmo obter uma promoção e realização profissional.

Se você está se perguntando como, a seguir listamos a explicação de acordo com o seu desejo de ano novo:

“Eu quero comer mais saudável” 

Pode até parecer uma resolução fácil, mas é traiçoeira. O que o sono tem a ver com isso? Pense bem: as corujas noturnas são mais propensas a fazer um lanche à noite (seja invadindo a despensa ou batendo em um drive-thru) e aqueles que comem durante a noite tendem a pesar mais. E por falar nisso, comer junk food é uma armadilha 2x mais comum para aqueles que estão com o sono atrasado, além disso, essas pessoas estão mais predispostas a fazerem escolhas de alimentos pouco nutritivos mesmo durante o dia.

A explicação científica para todos esses comportamentos: a restrição do sono diminui os níveis de leptina (o hormônio que faz você se sentir satisfeito) e estimula a grelina, que, coletivamente, aumenta o apetite e altera as escolhas alimentares de maneira negativa.

“Eu quero me exercitar mais” 

Esse não é difícil de deduzir, se você já tentou fazer atividades simples do dia a dia após uma (ou várias) noites mal dormidas, sabe o quanto isso é cansativo. Imagine praticar uma atividade que demanda esforço! Quem sente vontade de ir ao ginásio quando está exausta?

Além da falta de motivação mental, os benefícios físicos do exercício são reduzidos quando sua rotina de sono está fora de sintonia.

Mas vamos à notícia boa: os pesquisadores descobriram que o sono adequado melhora a velocidade, força e resistência em atletas. Você, com certeza, também vai sentir a diferença.

“Eu quero uma promoção” 

Pensa nas qualidades necessárias para um bom profissional… Provavelmente motivação, satisfação e atenção” entram na sua lista de qualidades de alguma maneira, não é? Pois saiba que todas são prejudicadas pela perda de sono.

Os riscos não são relevantes apenas para aqueles que buscam subir na escada corporativa. Um chefe bem descansado é provavelmente um trabalhador melhor também. O neurologista responsável pelo estudo ressalta que existem outras pesquisas dizendo que as pessoas privadas de sono em funções gerenciais são menos éticas e não tão agradáveis.

Não é isso que buscamos quando falamos de sucesso profissional, né?

“Eu quero melhorar meu relacionamento” 

Quem não quer, não é mesmo? Mas em alguns casos, a relação REALMENTE precisa de atenção, e se trabalhar com qualquer questão interpessoal pode ser um desafio por si só, a fadiga só dificulta ainda mais o processo de cura.

Com isso queremos dizer que, segundo os estudos, o humor de uma pessoa vai ser pior quando não dorme, para exemplificar isso, a especialista em sono destaca a condição daqueles com apnéia obstrutiva do sono – um distúrbio potencialmente grave em que a respiração é interrompida durante a noite – eles geralmente têm um pavio curto.

Felizmente, se você não possui a doença, é só criar novos hábitos de sono e percebera que ao melhorar a qualidade do sono, as interações sociais melhoram notavelmente.

“Eu quero parar de fumar” 

A pesquisadora e neurologista comenta que a privação do sono está ligada a maiores taxas de dependência de nicotina, mesmo não sabendo exatamente o por quê, ela suspeita que grande parte disso esteja relacionado às propriedades “ativadoras” da nicotina para ajudar os usuários a relaxar ou se concentrar, entre outras coisas.

O que ela e outros especialistas sabem: baixas reservas de sono afetam sua capacidade de tomar boas decisões. Isso inclui a utilização de produtos de tabaco, mesmo que você esteja ciente de seus efeitos prejudiciais.

PREPARE-SE PARA DORMIR

Depois de todas essas constatações sobre a importância de uma noite bem dormida, não poderíamos deixar de te dar boas dicas para isso:

– Tente dormir de sete a oito horas durante a noite, todos os dias e não apenas nos finais de semana.

– Tente ir para a cama na mesma hora todas as noites, mesmo nos finais de semana. Caso contrário, você acaba criando um “jet lag” na noite de domingo.

– Mantenha seu quarto o mais escuro possível. Se precisar, instale persianas ou cortinas para bloquear qualquer poluição luminosa que possa suprimir a produção de melatonina – esse é um hormônio que ajuda a controlar seus ciclos de sono e vigília.

– Cubra qualquer brilho direto de eletrônicos ou relógios. A pesquisadora ressalta que é no meio da noite quando estamos mais sensíveis à luz brilhante, sendo assim, mesmo níveis baixos de luminosidade podem ter um efeito negativo.

– Como queremos evitar a luz, não use seu smartphone ou tablet enquanto estiver na cama. Mas além de evitar a luz das telas, prefira as definições de “não perturbe” para evitar interrupções de sono através de chamadas ou textos tarde da noite.

Preparados para uma boa noite de sono?
Fonte: University of Michigan Health System. “Want to keep your new year’s resolutions? Get more sleep.” ScienceDaily. ScienceDaily, 20 January 2017.

12 thoughts on “Um segredo para cumprir suas resoluções de ano novo! Sabe qual é?

Deixe uma resposta