Sabe aquela música irritante de propaganda política que não sai da sua cabeça? Ou aquele funk que vc escutou por acidente no carro ao lado e não consegue mais esquecer? Existe uma forma simples de (tentar) se livrar deles.
Pesquisadores da University of Reading, no Reino Unido, publicaram na Quarterly Journal of Experimental Psychology que mascar chicletes pode te ajudar a se livrar daquele refrão repetitivo que não desgruda da sua cabeça.
Os chamados earworms ( vermes de ouvido) – como são chamadas essas músicas que se repetem em nossa cabeça – são muito comuns, ocorrendo em 99% das pessoas. E são fonte de estresse pra maioria. Eles ocorrem principalmente em músicas curtas, repetitivas e altamente previsíveis (qualquer semelhança com sertanejo não é mera coincidência), devido à um fenômeno cerebral que completa o restante da música após escutar – ou imaginar – um pedaço dela.
Essa equipe inglesa examinou os efeitos de mascar chicletes para evitar os earworms em três experimentos diferentes, e concluíram que funciona seja no caso de ativação via percepção auditiva real ou de imaginação de uma melodia. Aparentemente o ato de mascar interfere em loopings de pensamento e arco reflexo o que pode até levar a diminuir outros comportamentos compulsivos, como comer compulsivamente.
Então nas próximas eleições não se esqueça de comprar uma caixa de Tridents. Seu cérebro agradece.