Recebemos um presente incrível que não sabemos como funciona, não sabemos usar mas usamos sem perceber, que é simples mas muito complexo ao mesmo tempo e nos ajuda a resolver muitos problemas apesar de às vezes criar outros tantos. Esse presente, até onde sabemos, só nós recebemos. Ele permitiu criar a arte e a ciência. Ele faz de nós mais que um corpo, mais que um ente biológico. Sem esse presente seríamos um amontoado de células apenas, trabalhando em conjunto para garantir a sobrevivência e a reprodução. Com ele somos mais apesar de ainda governados por essas regras. Sem ele teríamos um cérebro dedicado apenas a coordenar o corpo, atacar e fugir, responder ao meio ambiente. Mas o cérebro nos deu esse presente e fez de si mais que isso. Ele nos deu uma mente.
A mente é difícil de definir. É o pensamento, a consciência, a linguagem, um mundo virtual que representa dentro de si todo o mundo que conhecemos e permite ainda criar outros que não existem. Nela nossas lembranças do passado podem viver ou nos assombrar no presente. Com ela podemos estar nesse presente ou criar um futuro que nunca existirá a não ser dentro dela. Podemos, em nossas mentes, viver o paraíso da felicidade saboreando emoções positivas e a transcendência ou viver um inferno de ansiedade, tristeza e preocupações. A mente é onde somos humanos e também onde deixamos de ser. Nossa mente é o que temos de mais completo de nós e ainda assim representa nossa parcialidade e incapacidade de conhecer verdadeiramente o mundo. Tudo que conhecemos é o que nossa mente é capaz de conhecer e sempre uma pequena parte do que existe. Apesar disso ela é incrível. Esse texto é um produto da minha mente que usa as palavras, a linguagem e emoções para tocar sua mente e faze-la entrar em um outro mundo.
A mente funciona o tempo todo, e na maior parte do tempo sem você perceber. Sem esforço e automaticamente executando tarefas e guiando sua vida. Seguindo regras que você nem se dá conta. Seguindo padrões que você não percebe. Ela te ajuda quase sempre e te atrapalha algumas vezes sem você nem se dar conta. Algumas vezes te engana também mas não por que ela tenha más intenções mas por que acredita que o mundo que ela representa dentro dela é tudo que existe e tudo que imagina é verdade.
Uma grande conquista na vida é tentar entender um pouco como nossa mente funciona. Quando você passa a entender os processos que se passam na sua cabeça, que governam suas escolhas e sua emoções, você cresce muito e ganha mais controle sobre você. Passa a não se castigar tanto sem necessidade e a ferir menos o outro. Você se perdoa mais e perdoa mais por que alcança uma outra compreensão da nossa limitada experiência de sermos humanos.
Existem várias formas de alcançar isso. Só basta disposição para se observar. Essa é a base das psicoterapias e da meditação. Quando você presta atenção atentamente no que e por que pensa, sente e faz qualquer coisa, aos poucos vai descobrindo as regras que sua mente usa para funcionar.
Mas existe um segredo. Ao observar a atividade da sua mente deve se lembrar que você não é o que pensa e sente. Que o que acontece em sua mente acontece apenas ali, não sendo necessariamente verdade. Que embora surjam pensamentos ruins sobre quem você é, eles são só pensamentos. Que embora você sinta medos, o medo é só uma emoção. Os dois são apenas fenômenos mentais que acontecem na sua mente e depois vão embora.
Uma boa comparação para mostrar como isso acontece na mente é com um lago. Os pensamentos e emoções são as coisas que acontecem no lago. São todos passageiros. Como um peixe que passeia no lago e depois vai embora. Um movimento das águas na superfície que depois se dispersa. Às vezes uma pedra é jogada lá e perturba a água e levanta um pouco do lodo do fundo turvando a água. Com o tempo a perturbação passa, a água aquieta e o lodo assenta. A água por fim fica novamente clara. Não é assim quando algo nos perturba? Quando emoções fortes tomam conta de nós? Depois tudo isso não passa e fica claro novamente?
Faça o esforço de sentar diante do seu lago e observar por que as águas dele se mexem, quais os peixes que você consegue ver. Se pergunte e preste atenção por que aqueles peixes estão ali. Com o tempo você vai ser um observador tão treinado que saberá quando as águas e os peixes se moverão e para onde. Suas escolhas são motivadas por algo. Por algo que está na sua mente. Você pode aprender o que te move e o que te paralisa. Essa informação vai dar poder para fazer escolhas e não ser levado pelo que sua mente faz automaticamente. Vai aprender também a aquietar as águas agitadas do seu lago mental. Muitas vezes agitamos nossa mente com medos e ansiedade por algo que não existe, que só é imaginação e preocupação. E você pode aprender a perceber quando faz isso.
A mente é sua ferramenta para viver no mundo e ser quem você é. Aprenda como ela funciona para usa-la bem. Sua felicidade pode ser construída por ela e dentro dela. E sua infelicidade também. Cuide do seu lago mental. Não o polua com maus pensamentos. Não deixe que a agitação destrua tudo. Assim você pode navegar pelas água calmas da vida e se sentir seguro mesmo quando o vento forte bate nunca esquecendo de dar atenção ao sol que toca seu rosto. Use bem esse presente.