“De artista e louco, todo mundo tem um pouco”.
Você com certeza já ouviu esse ditado popular e ele pode ter muito mais fundamento do que se imaginava.
Como a ciência sempre gosta de investigar as sabedorias populares, pesquisadores foram a campo para colocar essa história a limpo e comprovar se todo artista tem mesmo um pezinho na loucura.
E isso rendeu um estudo de peso: eles analisaram toda a população da Suécia, ou seja, cerca de 4,5 milhões de pessoas e confirmaram o que o ditado já previa, esquizofrenia, bipolaridade e depressão são mais comuns entre artistas.
Como eles conseguiram descobrir isso? Analisaram os registros de saúde de todo o país, separando aqueles que estudavam artes na universidade — teatro, música, artes plásticas — do restante da população. O que eles constataram foi que aqueles com graus artísticos elevados eram 90% mais propensos a serem hospitalizados por esquizofrenia do que quem fazia mais do mesmo, sem muita criatividade. Outro dado surpreendente é que os artistas possuem 62% mais chances de serem internados por transtorno bipolar e são 39% mais propensos a buscar o hospital por causa de depressão.
E a explicação para isso pode estar em outro estudo que analisou imagens cerebrais de pessoas criativas e mostrou que a anatomia e a forma com que elas processam seus pensamentos é muito semelhante a de uma pessoa esquizofrênica.
Pessoas criativas, assim como aquelas com doenças psicóticas, tendem a ver o mundo de maneira diferente da maioria. É como olhar para um espelho quebrado, pois eles vêem o mundo de uma forma fraturada. Não há nenhum senso de limitações convencionais.
É possível ver isso no trabalho de Salvador Dali, por exemplo. Ele certamente viu o mundo de maneira diferente e se comportou de uma maneira que algumas pessoas consideravam muito estranha.
Os caminhos da nossa mente são mesmo curiosos, não é?
A liberdade que os artistas nos passam é invejável, mas nem tudo é tão bonito no mundo das artes!
Viaje na inspiração, mas não se esqueça de trazer sua saúde para o mundo real e, se notar quaisquer sinais e sintomas que indiquem transtornos mentais, busquem cuidados.
Os profissionais da Pleni estão aqui para fazer você se sentir ainda mais pleno 😉
Fontes:
MacCabe, J., Sariaslan, A., Almqvist, C., Lichtenstein, P., Larsson, H., & Kyaga, S. (2018). Artistic creativity and risk for schizophrenia, bipolar disorder and unipolar depression: A Swedish population-based case–control study and sib-pair analysis. The British Journal of Psychiatry, 212(6), 370-376.
https://www.bbc.com/news/10154775