Muitas pessoas me perguntam “O que o neuropsicólogo faz?! Pra quem é indicado?! Só psicólogo que faz avaliação neuropsicológica?!”
A neuropsicologia é uma área nova, por isso existem tantas dúvidas a cerca dessa especialidade. Ela é uma área da neurociência, responsável pelo estudo da relação entre cérebro e o comportamento humano. Isso significa que temos um sistema cerebral que está vinculado diretamente com nossas ações, percepções, linguagem, memória… e o papel do profissional é de traçar esse perfil para qualquer que seja a finalidade.
A avaliação neuropsicológica é realizada por psicólogos, através de uma entrevista de anamnese, aplicação de testes neuropsicológicos e escalas, além de uma avaliação funcional do indivíduo e seus respectivos impactos.
Através da avaliação é possível entender como aquele indivíduo funciona e se necessário elaborar um plano de intervenção. É comum o paciente vir encaminhado por médicos neurologistas, psiquiatras e geriatras. Os pacientes que necessitam do neuropsicólogo são as pessoas com transtorno neuropsiquiátricos, como portadores de epilepsia, demência, depressão, abuso de substâncias, traumas cerebrais, transtornos no neurodesenvolvimento, entre outros.
Então, o profissional trabalha em diversos contextos, como no auxílio diagnóstico, reabilitação, orientação a família e em equipe multidisciplinar. Ele é responsável por inserir os pacientes que possuem déficits cognitivos na comunidade, com estímulos e novas estratégias a fim de minimizar os prejuízos na vida diária.