Brigar faz mal à saúde!

Amor e ódio realmente mexem com nossos corações, em todos os sentidos. Por isso, se a raiva e a frustração dominam seus sentimentos durante uma discussão conjugal, fique de olho na sua pressão sanguínea!

Lábios pressionados, sobrancelhas fechadas, maxilar apertado e vozes além do tom normal nos conflitos entre homens e mulheres também fazem mal à saúde, não só emocional, mas física também.

Estudos que duraram 20 anos e que avaliaram o comportamento de casais durante discussões, indicam que explosões de raiva podem levar a problemas cardiovasculares. Então, antes de brigar, devemos pensar em nossos corações…

Por outro lado, a pesquisa também mostra que bloquear as emoções nestes momentos, se afastando emocionalmente da situação, não conversar, por exemplo, aumenta o risco de doenças músculo-esqueléticas e provoca dor. Os desentendimentos fazem parte de todos os relacionamentos e eles devem ser resolvidos sempre.

A solução aos casais é encontrar formas de lidar com o atrito para que possam progredir sobre os problemas subjacentes e criar um clima emocional que lhes permita viver juntos, em vez de em desacordo. Nem sempre é fácil, mas é melhor para os dois.

Se para resolver ou para enxergar o que realmente altera o equilíbrio da relação a dois vocês precisarem de ajuda, um bom terapeuta de família ou de casal poderá ajudar! 😉
Fonte: Haase, C et al. Interpersonal Emotional Behaviors and Physical Health: A 20-Year,
Longitudinal, Emotions, 2017. Do: 10.1037/a0040239

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *