fbpx

Pesquisa revela o poder do “nós dois” para a felicidade

Se você está em um relacionamento, com certeza tem noção do que funciona ou não na sua relação. Mas todas as relações saudáveis têm algo em comum: elas começam com a palavra NÓS!

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revisou e analisou 30 estudos, com a participação de quase 5.300 pessoas e verificou que o uso da palavra “nós” é um indicador de interdependência entre o casal.
Mas por que isso é importante? A interdependência está ligada a comportamentos saudáveis de relacionamento, como ser solidário em momentos estressantes. Além disso, parceiros românticos interdependentes são mais inclusivos em como ambos pensam, sentem, se comportam e tendem a se apoiarem ao longo do tempo.

O estudo usou como métrica cinco fatores: resultados de relacionamento (satisfação, duração da união); comportamentos de relacionamento (interações positivas vs. negativas observadas); saúde mental; saúde física; e comportamentos de saúde (como os participantes cuidam de si mesmos).

E os resultados não poderiam ser melhores: o benefício foi evidente em todas as cinco categorias e praticamente igual para homens e mulheres e todas as idades. Então pode usar sempre o pronome “nós”, porque ele é bom em momentos de resolução de conflitos e até mesmo quando o parceiro não está fisicamente presente.

Outro fato que os pesquisadores perceberam foi que, embora o “nós” seja bom quando usamos, é ainda melhor quando o parceiro romântico a usa. Já que isso promove uma sensação de unidade, pertencimento e apoio.

Se depois de tudo isso você ficou com uma pulga atrás da orelha e se perguntando: será que apenas usar essa palavra deixa casais mais felizes ou casais felizes usam mais o pronome no plural? O pesquisador responsável por toda a descoberta alega que é provável que ambas premissas estejam corretas.

Em relacionamentos não cabe egoísmo e demonstrar essa cumplicidade através de palavras, aparentemente, só beneficia a relação a dois. E o vocabulário da sua relação, é baseado em “eu” ou em “nós”?

Fonte: Alexander Karan, Robert Rosenthal, Megan L. Robbins. Meta-analytic evidence that we-talk predicts relationship and personal functioning in romantic couples. Journal of Social and Personal Relationships, 2018; 026540751879533 DOI: 10.1177/0265407518795336

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *