Você já ouviu falar em Laboratório do Amor?
O nome oficial é Instituto John Gottman, em homenagem ao pesquisador-chefe, mas apelidado de Laboratório do Amor (Love Lab), pois realiza pesquisas sobre casamento e casais. O objetivo desses estudos é determinar exatamente o que faz casamentos prosperarem ou não.
Esse laboratório se parece com um hotel comum que qualquer pessoa pode levar o seu cônjuge para uma noite romântica. Mas tem uma grande diferença: câmeras, câmeras e câmeras. Por toda parte. Há câmeras em cada quarto, assistindo e analisando cada movimento seu. Parece assustador, eu sei, mas algumas descobertas sobre relacionamentos conjugais se devem a isso. E a partir daí, John Gottman e sua equipe escreveram muitos periódicos acadêmicos, blogs, e artigos.
Foram descritos princípios importantes para um bom relacionamento, mas vou falar de um dos que considero mais importante, o qual o Dr. Gottman chama de deixas. Surpreendentemente é muito simples de fazer e leva apenas duas etapas:
- Identificar o momento da deixa (oferta, lance)
- Responder de forma eficaz.
Deixa
Para ilustrar uma deixa: vamos dizer que Gabi e Lucas estão arrumando a cozinha após uma refeição, e quando Gabi percebe, através de sua janela, algumas borboletas voando no gramado. Ela pensa o quanto é adorável. Então Gabi pára tudo que está fazendo e diz, sentimental, para Lucas “Lucas olhe”, e aponta para fora “Veja como é bonito! Venha ver as borboletas voando”.
Isso é uma deixa. Você notou?
Gabi está criando uma oportunidade para compartilhar uma memória ou fazer uma conexão com o marido. É um convite para ele partilhar com ela. E normalmente nós criamos esses momentos inconscientemente, mas também podemos fazer intencionalmente. As deixas acontecem inevitavelmente, assim como os humanos são criaturas sociais e tem um desejo inato para se conectar. No entanto, se você construir a habilidade de identificar essas deixas e tirar alguns momentos para responder de forma adequada, ela fará enorme diferença em seus relacionamentos.
Então, apenas dar a deixa não faz diferença entre um relacionamento próspero ou um que está na luta, mas a maneira como o outro cônjuge responde às deixas de seu parceiro. Gottman categorizou as respostas às deixas de três formas:
- Afastar-se da deixa
- Ir contra a deixa
- Voltar-se à deixa
Afastar-se da deixa
Com tantos dispositivos eletrônicos, site de mídia social, e-mails nos smartphones, afastar-se acontece com mais frequência do que se pode imaginar.
Afastar de uma deixa, é algo como isso: Depois que Gabi aponta para as borboletas, Lucas responde “Olha que legal querida”, mal olha, pois está ocupado colocando a comida na geladeira enquanto olha seus últimos e-mails no seu celular, após estar sem alternativas pois já visualizou quem curtiu sua postagem no Facebook. Claramente o foco do Lucas é em outro lugar, e fez um pequeno investimento no relacionamento, no momento.
Esteja atento e evite afastar-se de uma tentativa de compartilhar um momento significativo; mas afastar-se não é tão destrutivo como a grosseria de ir contra a deixa de seu parceiro.
Ir contra a deixa
Um exemplo de se voltar contra a deixa seria assim: Como Gabi aponta as borboletas seu marido responde “Você não vê que alguém trabalha aqui?” E se senta abruptamente se concentrando ainda mais no e-mail que ele estava tentando ler.
É autoexplicativo, pois a pessoa está se retirando do relacionamento quando responde a uma deixa dessa forma.
Voltar-se à deixa
Voltar-se à deixa do cônjuge é escolher construir o relacionamento. Um exemplo seria Lucas guardar seu celular, parar de arrumar a cozinha, caminhar observando as borboletas, juntos, e realmente dizer “Que bonito”.
É simples, mas é incrível o quão frequente deixamos passar esses momentos de ligação em nome de terminar uma tarefa, trabalhando em nossos celulares, ou até mesmo entretenimento. Esse pequeno gesto fará muita diferença.
John Gottman diz em seu livro “Sete princípios para fazer o casamento dar certo”: voltar-se para o seu cônjuge nas pequenas coisas também é a chave para o romance de longa duração. Muitas pessoas pensam que o segredo para se reconectar com seu parceiro é uma vela acesa no jantar ou ir à praia nas férias. Mas o verdadeiro segredo é voltar-se ao outro de pequenas maneiras a cada dia. Uma noite romântica fora de casa somente ‘aumenta o fogo’ quando um casal manteve acesa a luz-piloto por ficar em contato nas pequenas coisas.
Aplicando…
Então, da próxima vez que você estiver em casa navegando na internet, com seu tablet, e seu esposo chega em casa do trabalho todo animado com a notícia que quer desabafar de seu dia desafiador…
O que você vai fazer para responder ao sua deixa?
Você está contente em continuar a jogar com a tela sensível ao toque?
Você vai dizer ao seu cônjuge para esperar porque você já está quase finalizando?
Ou você vai colocá-lo para baixo, parar de fazer o que estava fazendo, e virar-se para seu parceiro?