Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de Depressão no mundo inteiro, e 80% delas não estão recebendo nenhum tratamento específico. Apesar de ser tão comum, é muito frequente que nem os próprios pacientes consigam reconhecer como a Depressão altera a sua maneira de pensar e agir, com familiares e amigos ainda mais indiferentes aos sintomas, costumeiramente tidos como “preguiça” ou “falta de esforço para melhorar”.
Vamos começar uma série de Posts explicando os sintomas da Depressão e como pode alterar o comportamento. Caso você acredite estar passando por um episódio depressivo, procure ajuda! 60-80% dos episódios depressivos podem ser eficientemente tratados com medicações e técnicas psicoterápicas.
-1- Humor depressivo –
O HUMOR é descrito dentro da psiquiatria como estado de ânimo, ou tônus afetivo do indivíduo, o estado emocional basal e difuso no qual ele se encontra em determinado momento.
Sintoma mais característico da Depressão, é um sintoma que é mais intenso e pervasivo que uma tristeza temporária, e que dura um tempo maior. 86% dos pacientes deprimidos referem sentir-se tristes ou infelizes, enquanto apenas 23% de pacientes não deprimidos tem a mesma queixa. Geralmente quando perguntados como se sentem, pacientes deprimidos podem dizer: miserável, sem esperança, tristes, chateados, sozinhos, infelizes, “coração pesado”, humilhados, envergonhados, inúteis, culpados.
Depressão Leve
Pacientes referem estar entristecidos. Os sentimentos negativos tendem a flutuar consideravelmente durante o dia e até mesmo desaparecer por alguns momentos ou períodos inteiros. Sensações positivas podem ser sentidas após momentos agradáveis, piadas, eventos favoráveis, elogios. Com pequenos esforços, parentes e amigos conseguem extrair uma resposta positva. Geralmente os pacientes reagem positivamente a piadas ou casos divertidos.
Depressão Moderada
A irritação tende a ser mais pronunciada e mais persistente. É mais difícil obter alguma resposta positiva, e qualquer alívio é temporário. Uma variação ao longo do dia também é comum. Os sentimentos negativos são piores no início da manhã e aliviam parcialmente ao longo do dia,
Depressão grave
Em casos de depressão grave, a pessoa de sente completamente sem esperança, miserável. Irritação importante pode estar presente. Em um estudo com deprimidos graves, 70% referiam se sentir miseráveis e tristes “o tempo todo” e não conseguir sequer momentos de alívio ao longo do dia. O sentimento de tristeza é tão intenso que “chega a doer” ou “é insuportável”.
Nos próximos posts vamos explicar outros sintomas da Depressão. Fiquem atentos à Pleni!