Pacientes deprimidos tem sentimentos negativos voltados si mesmos. Esse sentimentos geralmente estão acompanhados da mudança de humor explicados no último post (Se ainda não leu clique aqui), uma vez que são autodirecionados. Durante a depressão, paciente frequentemente tem sentimentos do tipo : “Eu não valho nada”. A frequência de desgosto por si aumenta de 37% das pessoas não deprimidas para 86% nos deprimidos graves
Depressão leve
Pacientes referem estar decepcionados ou disapontados consigo. Esse sentimento é acompanhado de idéias do tipo: “eu decepcionei a todos… se eu me esforçasse mais… podia ser melhor”.
Depressão Moderada
Sentimentos de auto-desgosto se torna mais evidente e é frequentemente acompanhado de repugnância ou aversão a si. Isso é geralmente acompanhado de idéias do tipo: “Sou um fraco… eu não faço nada direito… simplesmente não sou bom em nada”
Depressão Severa
O sentimento progride para um nível no qual os pacientes se odeiam. Esse estágio pode ser identificado por declarações do tipo: “eu sou uma pessoa terrível… Eu não mereço viver… sou nojento… eu me detesto”.
A depressão tem tratamento! Estamos compartilhando algumas informações que podem ajudar pacientes e familiares a entender o problema. O acompanhamento psiquiátrico e psicológico é fundamental!