Algumas atitudes que julgamos banais e transformamos em hábitos podem prejudicar nossa saúde, além do desenvolvimento pessoal e profissional também!
A procrastinação é um belo exemplo de como o nosso maior inimigo está dentro de nós mesmos.
Não precisa se assustar com a palavra estranha, caso nunca tenha ouvido falar.
Sabe aquela expressão popular que fala sobre “empurra com a barriga”? É mais ou menos isso, aquele ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois e que na maior parte das vezes, não resolvemos nunca.
O maior problema da procrastinação é o efeito bola de neve, você deixa o trabalho para amanhã, as compras do mercado, a passagem para viajar no feriado… e quando vê existem mil coisas para serem feitas e não sabe nem por onde começar (e, no caso, as vezes nem começa mesmo!).
Essa mania de deixar para depois está diretamente relacionada com o nosso desejo de prazer imediato, e como algumas tarefas cotidianas podem parecer chatas, nosso corpo simplesmente prefere ignorá-las e se satisfazer, mesmo que isso signifique uma dor de cabeça e de estômago no outro dia!
E não é só maneira de dizer, viu? Pessoas que têm o costume de adiar, apresentam mais dores de cabeça, de estômago e ficam doentes com mais frequência. Isso acontece porque o ato de procrastinar pode ocasionar aumento no nível de estresse, baixando as defesas do sistema imunológico e abrindo espaço para doenças infecciosas como resfriado ou gripe.
Além disso, não nos sentimos bem quando adiamos uma meta importante e isso prejudica nosso próprio bem-estar.
Então, por que é tão difícil deixar pra trás esse habito que só sabota nosso próprio desenvolvimento? Essa característica é mais comum em quem é mais impulsivo e propenso ao perfeccionismo, e por isso ficam adiando tarefas simples pelo medo do fracasso e da opinião alheia.
E aí, você tem deixado isso te impedir de fazer suas tarefas?
Você não precisa se ver como seu próprio inimigo no espelho. Criar novos hábitos, mais saudáveis e que visem o foco, a concentração e abolição da autopunição são passos importantes para conseguir chegar ao desejado objetivo da produtividade!
Comece agora a criar novos hábitos para seu bem estar emocional!