A ciência de atingir objetivos

Todos nós fazemos planos para o futuro, seja ele distante ou próximo. Sempre há algum objetivo novo a ser atingido em nossas vidas, e não se trata de papo furado de “nunca estar satisfeito com nada”, a busca constante por melhorias é saudável, e mais do que isso, diríamos que é isso que nos move. Se não houvesse novos sonhos e novas metas, qual seria o sentido de viver?

Mas também não podemos romantizar as coisa. Atingir objetivos e cumprir metas não é lá coisa tão simples de se fazer. Demanda empenho.

Mas para te ajudarmos a ver essa empreitada com novos olhos, traremos algumas dicas. A seguir você confere duas maneiras de treinar seu cérebro para ajudá-lo a atingir seus objetivos:

1. Transforme o objetivo em um hábito

Segundo Aristóteles “a virtude é uma consequência do hábito. Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente”. A ciência corrobora para essa afirmação.

Um estudo publicado na revista Neuron descobriu que hábitos e objetivos são armazenados de maneira diferente no cérebro humano. Especificamente, uma região conhecida como córtex orbitofrontal é responsável por converter objetivos desejados em hábitos sólidos e automáticos via mensageiros neurais conhecidos como endocanabinóides, que também são responsáveis por modular o apetite, memória, humor e (como o nome indica) os efeitos psicoativos de cannabis.

2. Altere seu ambiente

Essa é uma mudança mais radical, mas também mais nítida. Basta refletir um pouco sobre como mudamos nossas rotinas e hábitos em função de mudanças, sejam elas de trabalho, de casa, de cidade…

De repente precisamos acordar mais cedo, pegar o transporte público, nos programamos para fazer o almoço de acordo com o cronograma semanal. Além disso, até a mudança de ano parece ser um incentivo para mudarmos nossas vidas.

É algo óbvio em nossa vivência, mas a ciência corrobora. Em um estudo, cientistas descobriram que os estudantes que se transferiram para outra faculdade tinham maior probabilidade de mudar seus hábitos diários do que os estudantes que permaneciam no mesmo lugar.

Gostou das dicas? Reflita um pouco sobre elas, você, com certeza, encontrará uma maneira de adaptá-las à sua realidade e transformar seus planos e sonhos em objetivos palpáveis através do hábito.