A importância do brincar =D

Na semana das crianças nada melhor do que abordar um tema que elas amam: o brincar!

Muitas vezes nós não valorizamos esse tempo de brincadeiras com nossas crianças, porque não sabemos da complexidade dessas atividades e a importância para o desenvolvimento deles.

Desde os primeiros meses de vida estimulamos os bebês de diversas maneiras, como quando conversamos, fazendo brincadeiras e sons diferentes. Através desse estímulo se inicia o aprendizado e a descoberta do mundo. A imitação é uma das principais fontes para o aprendizado, desde então o ato de brincar se inicia na vida desses pequenos.

Com o crescimento da criança, ela vai tomando maior autonomia e se interessando por brincadeiras mais complexas. O mundo da imaginação é extremamente rico e exige o funcionamento de várias circuitarias do cérebro. A imaginação tem uma importante conexão com o desenvolvimento emocional da criança.

É pelo meio lúdico que a psicoterapia acontece, o paciente projeta suas emoções através de brincadeiras como “faz de conta”, e assim temos acesso às questões emocionais daquele indivíduo.

O ato de brincar estimula uma série de habilidades, como a capacidade de criatividade, socialização com seus pares, psicomotricidade, além de estabelecer o vínculo afetivo com os pais. Lembre-se que a qualidade do tempo que você dedica ao seu filho é mais importante que a quantidade dele. Então… Vamos brincar?! 😀

Júlia Abreu

About Júlia Abreu

Psicóloga, com especialização em Neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria - HCFMUSP, atualmente trabalha com avaliação e reabilitação neuropsicológica na Clínica Pleni, também é colaboradora no Ambulatório SEDA - HCUFU.

One thought on “A importância do brincar =D

  1. Pingback: Free UK Chat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *